Boa madrugada, sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Casa do Ceará

Imprima




Ouça aqui o Hino do Estado do Ceará



Instituições Parceiras


































:: Jornal Ceará em Brasília


::Odontoclínica
Untitled Document

Maio 2012

Rotary Club do Crato prepara centenário de José Colombo de Sousa


Em reunião realizada em 02.03, o Rotary Club do Crato abriu, solenemente, a contar dessa data, o Ano do Centenário de Colombo de Sousa, a comemorar-se no dia 2 de março de 2012, data do aniversário daquele que foi o grande batalhador pela extensão da energia elétrica gerada pela usina de Paulo Afonso à região do Cariri, no extremo sul do Ceará, uma batalha que se estendeu pouco mais de uma década.

Tudo teve início quando, no ano de 1949, o professor José Colombo de Sousa, à frente de um grupo de concludentes do curso de Administração e Economia, visitou as instalações da usina hidrelétrica do São Francisco. Ali, surpreendentemente, constatou que a região do Cariri, pela sua localização geográfica, estaria inclusa no raio de ação da CHESF, para efeito de receber a energia a ser por ela gerada. Ao retornar à Fortaleza, Colombo de Sousa, através de entrevista ao jornal O POVO, deu a conhecer o fato, ao que se supõe ainda não do conhecimento das autoridades governamentais do Ceará. Em face da repercussão da entrevista, o professor Colombo foi convidado pelo Rotary do Crato a proferir palestra sobre o tema, que deu origem a aguerrida campanha em favor da eletrificação do Cariri, a qual mobilizou as classes mais representativas da sociedade caririense, principalmente das cidades de Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte. Em reunião na sede do “Clube dos Doze”, em Juazeiro, com a presença de Colombo de Sousa, fundou-se o Comitê Pró-Eletrificação do Cariri, presidida pelo médico Hildegardo Belém de Figueiredo, do Juazeiro, e integrada por representantes do Crato e de Barbalha. O objetivo era dar suporte ao trabalho do professor Colombo junto às autoridades federais e à Diretoria da CHESF, tanto que, acompanhados do professor, os membros do Comitê foram recebidos, em duas oportunidades, no Palácio do Catete. A primeira audiência foi com o presidente Getulio Vargas e a segunda com o presidente Juscelino Kubitschek, tendo ambos manifestado apoio ao Programa de Eletrificação do Cariri. Na audiência com Juscelino, Colombo de Sousa já estava investido do cargo de Deputado Federal pelo Ceará e autor da maioria dos recursos no Orçamento da União para a concretização do grande sonho da região caririense.

O fato é que no dia 28 de dezembro de 1961, – embora com cinco anos de atraso da data inicialmente prevista: dezembro de 1957 – a energia sanfranciscana chegou ao Cariri. A festa de comemoração da chegada se deu em Juazeiro, prestigiada pela presença do governador do Estado, de representante do Presidente da República, de Ministros de Estado, parlamentares, inúmeras outras autoridades e a quase totalidade dos prefeitos da Região.

(*) José Jézer de Oliveira (Crato), jornalista, ex-presidente da Casa do Ceará.

Untitled Document

José Jezer de Oliveira


                                            


:: Outras edições ::

> 2014

– Agosto
Cariri, Operação Turismo

> 2013

– Março
A Casa do Ceará e os políticos cearenses

> 2012

– Junho
A “visão profética” de Mauro Sampaio
– Maio
Rotary Club do Crato prepara centenário de José Colombo de Sousa

> 2010

– Maio
Plácido Gomes de Sá, sinônimo de coragem
– Abril
Raimundo Borges morreu enquanto estava vivo
– Janeiro
Cearense, a segunda médica brasileira



:: Veja Também ::

Blog do Ayrton Rocha
Blog do Edmilson Caminha
Blog do Presidente
Humor Negro & Branco Humor
Fernando Gurgel Filho
JB Serra e Gurgel
José Colombo de Souza Filho
José Jezer de Oliveira
Luciano Barreira
Lustosa da Costa
Regina Stella
Wilson Ibiapina
















SGAN Quadra 910 Conjunto F Asa Norte | Brasília-DF | CEP 70.790-100 | Fone: 3533-3800 | Whatsapp 61 995643484
E-mail: casadoceara@casadoceara.org.br
- Copyright@ - 2006/2007 - CASA DO CEARÁ EM BRASÍLIA -