Setembro 2014
Diálogo entre Dircinéia e Craudete
Aproveitando a ausência dos patrões, Dircinéia pega o telefone e “fofoca com a amiga Craudete”:
- Oi, Crau, hoje de manhã eu fui à feira. Antes de sair, meu patrão me pediu pra eu trazer figo.
Aí, eu perguntei: Figo fruta ou bife de figo?
O home ficou uma fera.
Gente fina, seu Adamastor, num ligo não.
Ele tem sistema nervoso. Também, com um emprego chato daqueles, vou te contar...
Ele é Fiscal da Receita. Deve ser um saco ficar conferindo receita de médico o dia inteiro, né não?
Depois chegou o Adamastorzinho, o filho mais novo deles.
Acabou de ganhar um carro todo equipado. Tem roda de maionese, farol de pilha, teto ensolarado e trio elétrico. Não sei pra quê trio elétrico num carro, deve ser porque ele gosta de música baiana.
E cê sabe da úrtima? Eu discubri que aqui nessa mansão que eu trabaio é tudo fachada!
- Como assim, Dircinéia? (pergunta a colega, confusa)
- Nada aqui é dos patrão! Tudo é imprestado! TUDO! Cê cridita numa coisa dessas?! Óia só: a rôpa que o patrão usa é dum tal de Armani... a gravata é dum tal de Perre Cardine... os móveis são do Luis quinzi, o carro é de uma tal de mercedes... nadica de nada deles.
- Nooooossa, que pobreza! - Diz a amiga indignada.
- E além de pobre, eles são muito inzibido, magina que ôtro dia eu escutei o patrão no telefone falano que tinha um Picasso.
- E num tem?
- Que nada, fia... é piquinininho di dá dó!
Só para velhos... amigos
Uma velha senhora foi para um safari na África e levou seu velhovira-lata com ela.
Um dia, caçando borboletas, o velho cão, de repente, deu-se conta de queestava perdido.
Vagando a esmo, procurando o caminho de volta, o velho cão percebe que umjovem leopardo o viu e caminha em sua direção, com intenção de conseguir umbom almoço ..
O cachorro velho pensa:
-’Oh, oh! Estou mesmo enrascado ! Olhou à volta e viu ossos espalhados nochão por perto. Em vez de apavorar-se mais ainda, o velho cão ajeita-se juntoao osso mais próximo, e começa a roê-lo, dando as costas ao predador ...
Quando o leopardo estava a ponto de dar o bote, o velho cachorro exclama bemalto: -Cara, este leopardo estava delicioso
! Será que há outros por aí ? Ouvindo isso, o jovem leopardo, com um arrepio de terror, suspende seuataque, já quase começado, e se esgueira na direção das árvores.
-Caramba! pensa o leopardo, essa foi por pouco ! O velho vira-lata quase mepega!
Um macaco, numa árvore ali perto, viu toda a cena e logo imaginou como fazerbom uso do que vira: em troca de proteção para si, informaria ao predador queo vira-lata não havia comido leopardo algum.. .
E assim foi, rápido, em direção ao leopardo. Mas o velho cachorro o vêcorrendo na direção do predador em grande velocidade, e pensa :
-Aí tem coisa!
O macaco logo alcança o felino, cochicha-lhe o que interessa e faz um acordocom o leopardo.O jovem leopardo fica furioso por ter sido feito de bobo, e diz: -’Aí,macaco! Suba nas minhas costas para você ver o que acontece com aquelecachorro abusado!’ Agora, o velho cachorro vê um leopardo furioso, vindo em sua direção, com ummacaco nas costas, e pensa:
-E agora, o que é que eu posso fazer ? Mas, em vez de correr (sabe que suas pernas doloridas não o levariamlonge...) o cachorro senta, mais uma vez dando costas aos agressores, fazendode conta que ainda não os viu, e quando estavam perto o bastante paraouvi-lo, o velho cão diz :
-’Cadê o filho da puta daquele macaco? Tô morrendo de fome! Ele disse que ia trazer outro leopardo para mim e não chega nunca! Imediatamenteo leopardo se esquiva, sai para longe do cachorro e devora o macaco.
Moral da história: não mexa com cachorro velho... idade e habilidade se sobrepõem à juventude e intriga.Sabedoria só vem com idade e experiência.
VELHO! É o seu preconceito.