A GRANDEZA E O VALOR DE GEOVÁ SOBREIRA

José Sampaio de Lacerda Júnior

 

Com profundo pesar, a Casa do Ceará em Brasília lamenta o falecimento do conterrâneo e amigo Geová Sobreira. Intelectual de renome, historiador consagrado, fez jus ao respeito dos colegas e à admiração dos leitores, pela importância da obra com que ilustrou a historiografia brasileira e a cultura cearense. Prova desse mérito são os seis volumes da admirável coleção 200 Anos da Independência do Brasil, de que Geová foi um dos autores e organizadores, editada, em 2022, pela Universidade Federal do Ceará e lançada em evento memorável na Casa do Ceará em Brasília.

Somem-se, à relevância acadêmica como pesquisador e escritor, a grandeza humana, a doçura espiritual, a retidão moral e a conduta ética com que o agora saudoso companheiro era querido e festejado por todos nós, que tínhamos a honra da sua amizade o privilégio do seu convívio.

No decorrer de uma longa vida, em que se dedicou à história de vultos do passado, agora Geová Sobreira é parte dela, como personalidade cuja existência engrandece o Brasil e é razão de orgulho para o povo cearense. A ele, a nossa admiração, a nossa homenagem e o nosso respeito.