Câmara Municipal de Fortaleza realiza sessão solene em homenagem ao centenário de Edson Queiroz
A homenagem foi proposta pelo vereador Leo Couto, presidente da Casa Legislativa.

Sessão solene na Câmara Municipal de Fortaleza celebra o centenário de Edson Queiroz. — Foto: Unifor
A Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) realizou, na noite desta terça-feira (29), uma sessão solene para homenagear o centenário do industrial Edson Queiroz, um dos maiores empreendedores do Ceará.
O evento foi realizado no Plenário Fausto Arruda e contou com a participação de vereadores, de membros da família do empresário, amigos, colaboradores do Grupo Edson Queiroz e da Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz.
“Falar de Edson Queiroz é falar de impacto social, é falar de transformação na educação da nossa cidade, do Nordeste, do país”, afirmou o presidente da Câmara, Léo Couto (PSB), que propôs a homenagem ao empresário.
“Eu acho que todo cidadão aqui do Ceará já escutou falar em algum momento de Edson Queiroz. E como eu disse, não poderia deixar que a Câmara Municipal ficasse de fora dessa homenagem”, completou o parlamentar.
A família do industrial foi representada no evento por Igor Queiroz Barroso, neto de Edson e membro do Conselho de Administração do Grupo Edson Queiroz (GEQ). “Me sinto honrado por estar aqui representando a família. Como parte dessa história, como neto, como tendo trabalhado no grupo Edson Queiroz por mais de 25 anos”, afirmou.
A homenagem da Câmara ao empreendedor se soma à programação comemorativa do centenário, que também já foi celebrado no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
Ao longo de 2025, diversas atividades estão previstas para celebrar o legado do empresário, que teve um papel fundamental no desenvolvimento da educação, cultura e economia do estado.
Dentre os destaques da programação, estão palestras, concursos e a inauguração do Museu do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz. Esses eventos reforçam a contribuição de Edson Queiroz para a sociedade cearense e visam preservar sua memória como um ícone do empreendedorismo e da educação.
Centenário de Edson Queiroz

Igor Queiroz Barroso representou família de Edson Queiroz na sessão solene que homenageou centenário do empresário, na Câmara Municipal de Fortaleza — Foto: Kid Júnior/SVM
Nascido em Cascavel, na região metropolitana de Fortaleza, no dia 12 de abril de 1925, Edson Queiroz foi o segundo de seis irmãos do casal Cordélia Antunes Ferreira e de Genésio Clementino de Queiroz.
Em 1945, casou-se com Yolanda, com quem teve seis filhos: Airton, Myra, Edson Filho, Renata, Lenise e Paula. Edson Queiroz faleceu precocemente, em 1982, vítima de acidente aéreo na Serra de Aratanha, em Pacatuba, também na região metropolitana da capital.
Reconhecido por ser um homem visionário, à frente do seu tempo, Edson Queiroz foi o mais importante empresário do Ceará no século XX.
Fundador de um conglomerado de sucesso que abrange empresas nos setores de energia, alimentos e bebidas, comunicação, agropecuária e eletrodomésticos, Edson Queiroz deixou um legado empresarial que é hoje referência nacional.
Sua contribuição se estendeu também para o segmento da educação. Em 1971, criou a Fundação Edson Queiroz e, em 1973, o maior entre os projetos encampados pela Fundação se materializou com a inauguração da Universidade de Fortaleza.
A Unifor nasceu do desejo do empresário de construir uma “fábrica de doutores”, com o objetivo de promover o desenvolvimento social e econômico do Ceará, retribuindo tudo o que o estado lhe proporcionou ao longo da vida.
Fonte:
G1 Ceará – Câmara Municipal de Fortaleza homenageia centenário de Edson Queiroz
🔗 https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2025/04/29/camara-municipal-de-fortaleza-homenageia-centenario-de-edson-queiroz.ghtml


