Novembro 2013
O cearense que escolheu o local para implantação de Brasília
Vários cearenses estão profundamente vinculados aBrasília. O engenheiro Edson de Alencar Cabral (Fortaleza)descendente da família do romancista José de Alencar,é o principal do grupo que reúne o engenheiro Ináciode Lima Ferreira (Fortaleza), amigo de Israel Pinheiro,fundador de Sobradinho, Gonçalo Gonçalves Bezerra(Ipueiras), fundador da Ceilândia, e Cleto CampeloMeireles (Tauá), fundador da Cidade Ocidental. Edsonveio do Rio de Janeiro, para definir os melhores sítiospara a localização da nova capital. Definiu que Brasíliaseria construída no Sítio Castanho, onde se localiza oPlano Piloto.
Em 1953, aqui estivera para fazer a cobertura aerofotogramétricada área do Quadrilátero Cruls, trabalhorealizado por interferência do senador Jerônimo CoimbraBueno junto ao presidente Getúlio Vargas, que autorizoua Comissão do Vale do São Francisco a encomendar oserviço.
Em 25 de fevereiro de 1954, foi assinado o contratoentre a Comissão do Vale do São Francisco e a empresanorte-americana Donald J. Belcherand Associates Incorporatem,com sede em Ithaca, Nova Iorque, a um preçode 350 mil dólares e prazo de 10 meses para elaboraçãodo seu Relatório para definição da localização de Brasília.
Em fevereiro de 1955, Donald J. Belcher entregouseu Relatório, escrevendo no início: ‘O Brasil deve serlouvado por ter sido a primeira nação da História a baseara seleção do sítio de sua Capital em favores econômicos,científicos, bem como nas condições de clima e beleza’.”Os levantamentos da Cruzeiro do Sul Aerofotogrametriaem 1954, sob sua liderança, no chamado perímetro doRetângulo do Congresso, com 52.000 km 2, Belcher no seuRelatório indicou os cinco sítios de 1.000 km 2, passíveisde localização da capital: Castanho, Verde, Vermelho,Azul e Amarelo.
Todo o Retângulo do Congresso foi dividido em 18 quadrículase preparados mosaicos aerofotográficos na escalade 1 por 50,000. O Mapa Geral do Retângulo foi mostradona escala de 1 por 250.000, revelando a Geologia, a Utilizaçãoda Terra, os Solos para a Engenharia e os Solospara a Agricultura. Os cinco sítios foram apresentados naescala de 1 por 25.000.
No seu Relatório escreveu Belcher: “O Brasil teráa oportunidade quase impar de lançar uma cidade bemequilibrada ao criar a sua nova capital”. E mais adiante: “Em escolhendo a área do grande Retângulo para o futuroDistrito Federal, o Governo reservou uma área geograficamenteadequada, como o melhor clima que se podeencontrar no centro do país”
Ao chegar a Brasília, Edson de Alencar Cabral instalou-se em Planaltina. Na construção, criou a construtoraBelcar, que trabalhou no revestimento do edifício do CongressoNacional. Depois, criou a Constrular, que construiuo primeiro edifício comercial da W3, o Sagitarius. Realizouinúmeros levantamentos topográficos para as empresas deengenharia que construíram a capital.
Teve uma chácara no Núcleo Rural de Sobradinho,onde um dia recebeu pessoalmente o presidente JK queagradeceu sua contribuição para a construção de Brasília.
Foi casado com Maria Thusnelda de Alencar Cabral,com quem teve duas filhas: Neila Maria e Kátia Maria.
Ernesto Silva, no seu livro História de Brasília, e quefoi pioneiro e trabalho na Comissão de Localização daNova Capital, criada pelo Presidente Café Filho, presididapelo Marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque,revela, sem mencionar Edson Alencar Cabral,que ‘o trabalho da Cruzeiro do Sul levou apenas algunsmeses e já em janeiro de 1954 a área estava fotografada’,compreendendo 52.000 quilômetros quadrados, divididaem 18 quadrículas, para melhor facilidade do trabalho ecom 480 mosaicos e 18 fotoíndices.
O resgate da contribuição de Edson de Alencar Cabralpara definição da localização de Brasília devemos aohistoriador de Brasília, Adirson Vasconcelos (Santanado Acaraú).
Edson integra o elenco de muitos cearenses que marcaramno plano da construção civil participações efetivas,como Francisco Carneiro (sobral), AntonioVenancio(Assaré) e Cleto Meireles (Tauá), que construíram muitassuperquadras e inúmeros edifícios comerciais na nas AsasSul e Norte e nos Setores Comercial Sul, Bancário Sule Norte. Destaque-se a notável participação do generalEduardo Henrique Ellery que foi efetivo na implantaçãodas unidades do Setor Militar Urbano, incluindo o chamado“Forte Apache”, o QG do Exercito. Evidentemente,que há outros cearenses não nominimados, que foramatuantes em Taquatinga, Gama, Guará 1 e 2, Bandeirantee Paranoá.
(*) JB Serra e Gurgel (Acopiara), jornalista e escritor.